Quer aprender como implementar uma Solução Oracle RAC? Então você chegou no lugar certo.
Nesse treinamento você vai descobrir os principais pontos que devem ser abordados em um projeto de implantação Oracle RAC. São aulas detalhadas sobre cada camada de software que é necessárias para fazer o Deploy de um Oracle RAC.
O Oracle Real Application Clusters, também conhecido com Oracle RAC permite executar um único banco de dados Oracle em 2 ou mais servidores para maximizar a disponibilidade e permitir a escalabilidade horizontal, enquanto acessam o armazenamento compartilhado através do Oracle Automatic Storage Management.
As sessões de usuário que se conectam a instâncias do Oracle RAC podem fazer failover e reproduzir com segurança as alterações durante as interrupções, sem nenhuma alteração nos aplicativos do usuário final, ocultando o impacto das interrupções dos usuários finais.
Entre algumas das vantagens do Oracle RAC podemos Destacar:
Cache Syncronization Transparente para o Usuário: Não é preciso fazer modificações nas aplicações para tirar proveito da Cache Fusion.
Smart Cluster Reconfiguration: Se um servidor do Cluster fica Indisponível, as conexões podem ser direcionadas para os nodes que estão disponíveis sem mudanças no design da aplicação.
Multi-Platform Support: O Oracle RACé ofertado para Sistemas Operacionais de vários fornecedores e também suporta Hardware Genérico ou Appliances como ODA ou Engineered Systems como o EXADATA.
Escalabilidade do Oracle RAC: Você consegue escalar rapidamente seu cluster adicionando mais nodes ao invés de crescer apenas verticalmente.
Availability: Reduz o unplanned Downtime causado por falhas de componentes de Hardware ou Servidor. Reduz também o Planned Downtime, já que você pode fazer manutenções individualmente nos servidores mantendo sempre parte do serviço de banco de dados Ativo.
A exigência de soluções de alta disponibilidade com acordo de nível de serviço 24x7 cresceu muito. Lojas online de Grande e Médio porte, algumas delas atuando internacionalmente, demandam sistemas com disponibilidade acima de 99.99%.
Nesse cenário, soluções de Cluster como o Oracle Grid Infrastructure ganharam ainda mais destaque. Além disso, o novo modelo de deploy de aplicativos de forma distribuída espalhados em diversos cloud providers em diferentes locais do mundo gera uma demanda por Alta Disponibilidade (High Availability) ainda maior.
Por isso nesse curso você vai aprender quais são os requisitos mínimos de um projeto Oracle RAC que pode aumentar significativamente a Disponibilidade dos recursos da sua Empresa ou dos seus clientes.
Com esse curso você terá um entendimento do que é um Projeto Oracle RAC e o que ele pode representar de benefícios no TCO das soluções que você oferece ou das soluções que consomem recursos de bancos de dados que você gerencia.
A alta disponibilidade (High Availability) também pode ser crítica para aplicativos não voltados para o cliente. É muito comum, por exemplo, ter aplicativos complexos distribuídos que se conectam a várias fontes de dados, como aqueles que extraem e resumem os dados de vendas de aplicativos de loja online para sistemas de relatórios como Business Warehouse.