Você sabia que a maioria das empresas ainda tem fortes resistências para implantar projetos de INOVAÇÃO?
Você sabe por quê?
Projetos de inovação possuem uma incerteza muito maior do que os projetos convencionais, visto que eles nunca foram feitos antes. Logo, eles carecem de objetivos, de demanda e até da própria solução que deve ser implementada. Ou seja, em sua essência, um projeto de inovação é apenas uma IDEIA. E isso faz com que gestores optem por fazer opções mais seguras, deixando de lado os projetos de inovação.
Só que sem inovação uma empresa não consegue prosperar, certo? Certo! Então o grande DESAFIO aqui é achar um meio para que projetos de inovação sejam mais mensuráveis.
Mas como fazer isso?
Profissionais da área de gerenciamento de projetos sabem muito bem que projetos precisam de REQUISITOS para que uma ideia vire solução. Mas se estamos falando de algo que nunca foi feito, como saberemos os seus requisitos?
Por muito tempo isso foi um tabu na área de gerenciamento de projetos. Hoje, a resposta para essa pergunta está em uma arte que os cientistas já dominam há anos: A EXPERIMENTAÇÃO.
O uso da experimentação no mundo dos negócios cresceu bastante na última década com a utilização de métodos como Design Thinking, Growth Hacking e a Startup Enxuta. Foi com base nesse último método que foi criado o que chamo de O Estilo Startup de Gerenciar Projetos.
Esse método utiliza os princípios da experimentação vistos em processos científicos como abordagem para gerenciar projetos de inovação. A ideia é que a equipe do projeto consiga criar um processo de APRENDIZAGEM e DESCOBERTA aplicando um método ITERATIVO de levantamento e testes de hipóteses.
E por que isso é importante? Porque os projetos convencionais já estão ficando escassos dentro das empresas. Os clientes estão buscando por aquele algo a mais que somente podem ser conseguidos por meio de projetos de inovação.
Então aqui eu faço um CHAMADO a todos os Gerentes de Projetos, Scrum Masters, Product Owners, Empreendedores, Inovadores e a todas as pessoas que aplicam inovação no seu dia a dia. Chegou a hora do Gerenciamento de Projetos retomar o seu protagonismo como indutor da inovação dentro das empresas. Chegou a hora de gerenciarmos nossos projetos como uma startup.
E você, está preparado para essa jornada?