Neste excelente Curso de OSPF com Rotas e Manipulações Avançadas, vamos entender e configurar o protocolo em roteadores Cisco, da mesma forma que você faria na sua empresa.
Vamos iniciar com a explicação da topologia, passando por todas as vantagens e finalizando com a manipulação em diferentes formas.
Para você que está se preparando para as Certificações CCNA ou CCNP, ou simplesmente quer saber mais sobre o protocolo para o seu dia a dia… esse é o seu curso!
O que são mapas de rotas?
Os mapas de rotas têm muitos recursos em comum com as listas de controle de acesso (ACLs) amplamente conhecidas. Estas são algumas das características comuns a ambos os mecanismos:
Eles são uma sequência ordenada de declarações individuais, cada uma com um resultado de permissão ou negação. A avaliação de ACL ou mapas de rotas consiste em uma varredura de lista, em uma ordem predeterminada, e uma avaliação dos critérios de cada instrução correspondente. Uma varredura de lista é abortada assim que a primeira correspondência de instrução for encontrada e uma ação associada à correspondência de instrução for executada.
Eles são mecanismos genéricos - as correspondências de critérios e a interpretação das correspondências são ditadas pela maneira como são aplicados. O mesmo mapa de rotas aplicado a diferentes tarefas pode ser interpretado de maneira diferente.
Estas são algumas das diferenças entre mapas de rotas e ACLs:
Os mapas de rotas freqüentemente usam ACLs como critérios de correspondência.
O principal resultado da avaliação de uma lista de acesso é uma resposta sim ou não - uma ACL permite ou nega dados de entrada. Aplicada à redistribuição, uma ACL determina se uma rota particular pode (a rota corresponde à declaração de permissão das ACLs) ou não (corresponde à declaração de negação) ser redistribuída. Os mapas de rotas típicos não apenas permitem (algumas) rotas redistribuídas, mas também modificam as informações associadas à rota, quando ela é redistribuída em outro protocolo. Consulte a seção Básico do mapa de rota deste documento para exemplos de modificação do mapa de rota.
Os mapas de rotas são mais flexíveis do que as ACLs e podem verificar as rotas com base em critérios que as ACLs não podem verificar. Por exemplo, um mapa de rotas pode verificar se o tipo de rota é interno ou se possui uma etiqueta específica.
Cada ACL termina com uma declaração de negação implícita, por convenção de design; não há convenção semelhante para mapas de rotas. Se o fim de um mapa de rota é alcançado durante as tentativas de correspondência, o resultado depende da aplicação específica do mapa de rota. Felizmente, os mapas de rotas que são aplicados à redistribuição se comportam da mesma maneira que as ACLs: se a rota não corresponde a nenhuma cláusula em um mapa de rotas, a redistribuição da rota é negada, como se o mapa de rotas contivesse uma instrução de negação no final.
O Curso é mais prático do que teórico, onde utilizei 6 roteadores e 4 Switches em uma topologia totalmente redundante.
Não se preocupe com os termos e siglas pois nesse curso estarei explicando tudo de uma forma simples e produtiva.
Te vejo no primeiro video